O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz uma apresentação especial no dia 27 de setembro, quinta-feira, executando composições de Léa Freire e em companhia da própria flautista e compositora, que se junta ao quarteto em único encontro.
No repertório estão músicas como Sambito, Turbulenta, Vento em Madeira, Fé e Deixa Estar, entre outras composições de Léa.
Léa Freire se tornou uma das mais respeitadas instrumentistas brasileiras, além de compositora celebrada e versátil que transita por variados ritmos musicais. Entre os seus diversos discos lançados, está Cartas Brasileiras (2007) que mostra um panorama da música instrumental paulista contemporânea, envolvendo mais de 60 músicos em diversas formações. A música é ainda fundadora da Maritaca Discos, há 20 anos dedicada a promover o rico cenário instrumental brasileiro.
A instrumentista cresceu cercada pela música e ouvia desde cedo eruditos brasileiros como Camargo Guarnieri, Radamés Gnattali e Villa-Lobos em seus estudos de piano, ao lado de Bach, Debussy e outros compositores estrangeiros. Depois adotou a flauta como instrumento, no qual é autodidata, e criou sua marca musical. Cantou 15 anos em coral, ao mesmo tempo em que se interessava pelo jazz, que a levou para a bossa nova, que a chamou para o choro e que lhe mostrou o caminho para os inúmeros ritmos brasileiros. Lançou o primeiro disco, Ninhal, em 1997, quando também inaugurou a gravadora Maritaca, então vários outros discos vieram na sequência. Seu mais recente trabalho é o disco “A Mil Tons”, lançado em parceria com Amilton Godoy, com composições do celebrado pianista executadas em duo com a flautista. O duo realiza turnês no exterior e parcerias com músicos estrangeiros como Harvey Wainapel e Jane Lenoir.
Corpo artístico do Theatro Municipal, o Quarteto de Cordas é formado por Betina Stegmann e Nelson Rios, nos violinos; Marcelo Jaffé, na viola; e Rafael Cesário no violoncelo. “Fizemos mais trabalhos em paralelo com a Léa e já era hora de ela vir tocar conosco. Vamos fazer um programa com o repertório dessa compositora, pianista e flautista que tem uma intensa trajetória na música brasileira”, diz o violista do grupo. Em sete oportunidades o grupo ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.
Serviço
Quarteto de Cordas & Léa Freire
Data: 27/9/2018 (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Sala do Conservatório - Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281 – Centro
Capacidade: 200 lugares
Duração: 60 minutos
Não será permitida a entrada após o início da apresentação
Classificação indicativa: livre, recomendado para maiores de 7 anos
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo, site ou Eventim.
Link direto: http://theatromunicipal.org.br/programacao/quarteto-de-cordas-da-cidade-de-sao-paulo-e-ivan-vilela/
Comentários
Postar um comentário