A Casa do Escritor Pinhalense realiza entre 27 e 29 de setembro, em Espírito Santo do Pinhal, a VI Semana Edgard Cavalheiro (foto), que neste ano homenageará a 60ª edição do Prêmio Jabuti. O evento, destinado a adultos e crianças, contará com oficinas, apresentação musical, cursos para professores, contação de histórias, palestras, lançamentos de livros, entre outras atividades. O presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luis Antonio Torelli, participará da cerimônia de abertura do evento e realizará uma entrega de livros para a Biblioteca Edgard Cavalheiro.
Diversas atividades deixarão a cidade em festa durante os três dias. Na tarde de 27 de setembro, o presidente da CBL fará a entrega das 2.340 obras participantes do Prêmio Jabuti 2017 que foram doadas para a Biblioteca Edgard Cavalheiro. E será apresentado aos professores, bibliotecários e mediadores de leitura de Espírito Santo do Pinhal o guia “Itinerários de Leitura”, uma realização da CBL e da Comunidade Educativa CEDAC. À noite, Torelli participará da solenidade de abertura. Na sequência, alunos do projeto Guri de Espírito Santo do Pinhal farão uma apresentação musical em homenagem aos 60 anos do Prêmio Jabuti.
No dia 28 de outubro, a autora Fê Liz promoverá práticas de contação de histórias no Casarão. O Theatro Avenida sediará a palestra “Memória e Criação Literária”, ministrada pela escritora Andréa Del Fuego, com mediação de Moacir Amâncio, ganhador do Jabuti.
João Batista Rozon, presidente da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro e organizador da Semana, comenta: “Homenagear Edgard Cavalheiro é um dever de seus conterrâneos e obrigação de todos os escritores brasileiros pela grande lista de serviços prestados a eles e à literatura brasileira. É com muita honra que a Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro realiza todo ano uma semana de educação e cultura para resgatar a memória deste ilustre pinhalense."
Edgard Cavalheiro nasceu em Espírito Santo do Pinhal em 6 de julho de 1911 e morreu em São Paulo, em 30 de junho de 1958. Foi escritor, editor, biógrafo e crítico literário. Escreveu para 84 periódicos nacionais e dois estrangeiros, entre eles O Estado de S. Paulo, Correio da Manhã, Revista do Globo, Diário de São Paulo e Jornal de São Paulo. Foi um dos fundadores da Câmara Brasileira do Livro, da União Brasileira de Escritores e Companhia Distribuidora de Livros, que também dirigiu. Entre seus livros mais conhecidos estão Testamento de uma Geração, de 1944, Biografias e Biógrafos, e Garcia Lorca. Sua obra mais conhecida é Monteiro Lobato - Vida e Obra, biografia elogiada pela crítica, pelo público e pela família do próprio biografado, lançada em dois volumes em 1955.
Cavalheiro também criou, em 1943, junto com Carlos Lacerda, o programa No Sítio do Pica-pau Amarelo, transmitido pela Rádio Gazeta. Enquanto presidente da Câmara Brasileira do Livro, foi, ao lado de Mário da Silva Brito, um dos principais idealizadores do Prêmio Jabuti.
Comentários
Postar um comentário