Dez mãos, um piano, mil timbres


O PianOrquestra faz suas últimas apresentações no Brasil antes de partir para uma turnê por sete países europeus. O grupo, formado por cinco pianistas que tocam um mesmo piano simultaneamente, está há 15 anos encantando o público por onde passa. Seu repertório eclético (que passa por choro, rock e canções brasileiras) e o virtuosismo de seus integrantes poderão ser vistos nos dias 15 e 16 de setembro pelo público carioca, no Teatro XP, no Jockey Clube Brasileiro. O show faz parte da Série Jazz All Nights, com produção da Dell’Arte Soluções Culturais e realização da Gaia Produções Artísticas e do Ministério da Cultura, que ocupará vários palcos do país durante o ano.

Idealizado e dirigido por Claudio Dauelsberg, o PianOrquestra se destaca pela originalidade e qualidade com um trabalho que envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o PianOrquestra explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

Considerado um dos “10 melhores concertos do ano” pelo Jornal O Globo, em 2016,  o PianOrquestra recebeu a maior pontuação das três Américas para participar do showcase Classical Next, na Holanda. Vem realizando temporadas com casa esgotada nas principais capitais do Brasil. Em outubro, estará em turnê internacional, passando pelos principais teatros da Europa e países como Alemanha, França, Portugal, Espanha, Suíça, Estônia e Letônia.

O PianOrquestra é formado por Claudio Dauelsberg, Marina Spoladore, Priscilla Azevedo, Veronica Fernandes e MAKO.

A Série Jazz All Nights foi criada em 2007 com o objetivo de estabelecer uma nova plataforma de música para o Brasil e criar uma nova ponte entre a plateia e o gênero de música do jazz.

A série se solidificou rapidamente como um dos principais eventos musicais no calendário do país e, em suas sete edições, já apresentou nomes do quilate de Toots Thielemans, Madeleine Peyroux, Freddy Cole, Terence Blanchard, Arturo Sandoval, Esperanza Spalding,  Keith Jarrett, Brad Mehldau e Preservation Hall Jazz Band. Em 2013, a série trouxe o grande Paco de Lucia, para a sua última turnê brasileira.

Em 2018, o projeto foi inaugurado com enorme sucesso pelo baixista americano Thundercat. A programação inclui, além do PianOrquestra: Anoushka Shankar, Michel Camilo Trio e Branford Marsalis.

Serviço

PianOrquestra
Local: Teatro XP Investimentos
Endereço: Jockey Club Brasileiro, Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22431-004
Datas: 15 e 16 de setembro de 2018 (sábado e domingo)
Horários: 20h (sáb) / 19h (dom)
Preços: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
Mais informações: https://www.dellarte.com.br/programacao-e-ingressos/rio-de-janeiro/teatro-xp-investimentos/pianorquestra

Comentários