A Embaixada da Polônia e a de Israel vêm promovendo, desde o início do ano, uma série de atividades culturais denominadas "Diálogos Polono-Judaicos" e, dentro da programação, na quarta-feira, dia 26 de setembro, um dos mais famosos grupos de música instrumental da Polônia, o Bester Quartet, faz a sua primeira e única apresentação no Sesc Consolação (SP).
Com a liderança do acordeonista Jarek Bester, o grupo apresentará um concerto de música klezmer, tradicional estilo judaico. A história dos judeus na Polônia é muito antiga e a chegada do grupo Bester Quarter ao Brasil é mais um passo na construção de pontes que solidificam o intercâmbio cultural entre Polônia e Israel.
O quarteto formado por Jarek Bester no acordeão, Dawid Lubowicz no violino, Oleg Dyyak na clarineta/percussão, e Maciej Adamczak no contrabaixo é considerado um expoente grupo klezmer e no repertório que será apresentado haverá canções para dançar e também peças para serem apreciadas.
Fundador do Bester Quartet e com formação em música clássica, o prodígio Jarek – que ganhou prêmios e concursos logo aos 11 anos de idade - comenta o seu envolvimento com o gênero klezmer: “Tive sorte, porque em meados da década de 1990 consegui encontrar, com a ajuda de amigos, gravações de Naftule Brandwein e Dave Tarras, lendários tocadores de clarinete do pré-guerra. Entrei em contato com a música judaica realmente genuína. E digo genuína, porque não foi perturbada ou alterada pela guerra. Não carregou essas emoções.”
Comentários
Postar um comentário