Villa-Lobos vai às escolas


De 10 a 14 de agosto, a pesquisadora, cantora e regente Dani Mattos (foto) ministra a oficina “Villa-Lobos Para Todos” para educadores da rede estadual das cidades de Guararapes, Andradina e Fernandópolis. As atividades formativas fazem parte da 4ª  edição do Festival de Música Instrumental (MIA) que será realizado na cidade de Araçatuba entre os dias 23 e 26 de agosto.

“Villa-Lobos Para Todos” é uma oficina de musicalização e capacitação artístico-musical para educadores. E propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos de forma lúdica e divertida, sempre em grupo. No encontro, pretende-se mostrar como a música pode ser trabalhada pelos professores, sem a necessidade de instrumentos musicais e de especialização. A oficina conta com exercícios e práticas de musicalização pesquisadas pela regente em seus 20 anos de trabalho frente a grupos vocais e outras formações musicais. O objetivo é que os educadores possam levar a música para o processo de ensino-aprendizagem.


O repertório trabalhado na oficina é baseado na pesquisa de músicas infantis brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Com seu “Guia Prático”, o compositor propõe arranjos vocais simples, singelos e geniais ao nosso cancioneiro infantil. “A proposta desse projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica Dani Mattos.


O Festival de Música Instrumental (MIA) é realizado dentro do Programa Oficinas Culturais, gerenciadas pela POIESIS, e em parceria com o Projeto Guri e a Prefeitura Municipal de Araçatuba, além das oficinas formativas, a cidade de Araçatuba também será palco de dezenas de atividades que propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos.


Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003. Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina.


Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França. Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores. Para isso, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos Para Crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. Além do  grupo vocal Poucas & Boas criado em 2004, a cantora e regente Dani Mattos formou em 2008 o conjunto “Toque de Bambas” e , em 2013,  Dani Mattos Quartet.

Serviço


Oficina musical “Villa Lobos Para Todos” com a regente Dani Mattos
Locais:
10/8 - Oficina em Guararapes (8h às 17h30) -  Biblioteca Municipal - Piso Superior
11/8 - Oficina em Andradina (9h às 18h) - Centro Cultural Pioneiro de Andradina
13/8 e 14/8 - Oficinas em Fernandópolis (19h às 23h) -  Teatro Municipal de Fernandópolis
Informações: www.oficinasculturais.org.br
Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

Comentários