"Kafka português" chega ao palco em SP


“Um soco no peito.” Assim o diretor André Abujamra define "Matteo Perdeu o Emprego", da Cia dos Tios. “Tem alguma comédia embutida dentro dessa tragédia, sim, mas para mim chega a ser triste”, explica ele. “O homem é uma experiência que não deu certo”, reflete.

Nessa adaptação do texto do escritor português Gonçalo Tavares, três atores têm de dar conta de um total de 26 personagens, que vão se encadeando na narrativa – o que não significa que eles estão conectados, ao contrário. “Quanto mais conexão a gente tem e mais velocidade de internet, menos conexão temos com a vida real”, diz o diretor.

No palco, Armando Liguori Jr., Paulo de Moraes e Ricardo Sequeira interpretam as manias e neuroses de seus personagens, que vão do desempregado do título ao homem que visita um bordel com uma bateria de 40 quilos conectada ao coração. Mas se o texto original já era “maluco”, nas palavras de Abujamra, a montagem acabou mergulhando nesse espírito e, ao narrar a história de um colecionador de baratas, por exemplo, a opção foi contá-la a partir do ponto de vista do inseto.

“O autor já foi considerado por revistas especializadas o Kafka português, então a ideia era pertinente”, explica Liguori Jr., que interpreta a barata. Na peça, optou-se por retratar o inseto como a única sobrevivente após o colecionador, em um ataque de fúria, matar todas as suas baratas. “Ela é racional, retórica e, ao contrário dos outros personagens da peça, focada e sem nenhuma neurose em particular”, diz o ator. “Ela é puro raciocínio e uma narradora de mão cheia. Talvez tenha sido esse o grande desafio”, finaliza.

Serviço

Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. +14 anos. 70 min. De 31/8 a 30/9. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 30

Comentários