Em livro, as histórias de residentes em clínica de idosos


Quem já viveu muito sempre tem uma boa história para contar. Partindo dessa ideia, a clínica Solar da Gávea apresenta seu segundo livro, “Do fundo do baú II”, pela editora Autografia. Essa é uma continuação de uma primeira obra, feita por conta do sucesso que a anterior fez entre os amigos, frequentadores, moradores da clínica e seus familiares. Ao todo, são 25 crônicas baseadas em acontecimentos das vidas dos residentes no local. Todos esses relatos emocionantes, feitos até por centenários, foram reunidos pela escritora Anna Osborne. Para marcar esse lançamento, haverá uma noite de autógrafos, na próxima terça-feira (28/8), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, a partir das 17h30.

A criação das histórias se deu por meio de conversas com os coautores, com idades entre os 80 e 103 anos. Os nomes e lugares foram trocados para proteger as identidades. Todo esse processo foi conduzido por Anna Osborne ao longo de seis meses, com a ajuda de uma das psicólogas da clínica, Adriana Balousier.

No início não foi fácil. Muitos idosos ficaram ressabiados e não queriam se abrir, mas logo que a relação de confiança se estabeleceu, o projeto floresceu. “Histórias como a da bailarina que cresceu ‘além da conta’; do um amor proibido; de um belo encontro de gerações por conta da música e das peripécias de senhorinhas apaixonadas por Roberto Carlos estão entre as mais divertidas e curiosas. São casos fascinantes que tive o prazer de transformar em crônicas”, diz a autora.

Para Neube Brigagão, diretor-administrativo do Solar da Gávea, o livro é uma forma de reconhecer o valor das histórias de vida dos idosos. “Nos 15 anos de existência clínica, o que mais ouvimos foram relatos incríveis de nossos residentes. Acreditamos que todos têm algo de interessante para contar. Temos muito orgulho de celebrar a experiência de quem já viveu muito. Por isso, criamos esse projeto literário que gerou seu segundo fruto”, afirma Brigagão.

A autora 

Anna Maria nasceu no Rio de Janeiro, onde vive até hoje, estudou no Colégio Jacobina, onde, mais tarde, trabalhou por quase 20 anos como professora e coordenadora pedagógica. Graduou-se em letras pela PUC-RIO tendo recebido o convite para assumir a cadeira de francês no curso pré-vestibular. Foi uma das fundadoras do curso Port-Mat, que visava a um resgate da aprendizagem. Trabalhou, ainda, no Cederj (Centro de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) na elaboração do material didático. Atualmente trabalha com revisão de texto e tem se dedicado a escrever. Em 2017, publicou seu primeiro livro, “Costurando o Tempo”, uma coletânea de crônicas

O Solar da Gávea

Fundada em 1963, a Clínica da Gávea tornou-se uma das maiores e mais conceituadas clinicas psiquiátricas do Rio de Janeiro. Com a evolução da reforma psiquiátrica a partir de 2003, os novos acionistas resolveram criar um espaço interno dedicado à residência geriátrica, o Solar da Gávea. A eficácia do trabalho da equipe, a excelência do grande espaço arborizado e a qualidade do acolhimento oferecido, rapidamente, fizeram com que o “Solar da Gávea” se tornasse mais conhecido do que a própria “Clínica da Gávea”. 

Comentários