Uma semana de rock e motos em Brasília


Shows com as bandas Capital Inicial, Titãs, Scalene e Raimundos, além de outras 48 atrações musicais farão parte da 15ª edição do Brasília Capital Moto Week, que será realizado entre 19 e 28 de julho, na Granja do Torto, na capital federal. O evento é o maior evento do segmento na América Latina e o terceiro maior do mundo, e este ano terá foco em ações de sustentabilidade e protagonismo feminino.

Para esta edição são esperadas 680 mil pessoas, 300 mil motos e 1.704 moto clubes do Brasil e de países como Estados Unidos, Canadá, México, Espanha e Irlanda. Em 2017, o evento movimentou mais de R$ 55 milhões na economia local e, a expectativa deste ano é alcançar cifras ainda maiores. O Brasília Capital Moto Week é considerado o maior evento do Distrito Federal e já entrou para o calendário oficial de Brasília.


As mulheres se empoderaram desta edição e fizeram um espaço só delas, o Lady Bikers, que conta com salão de beleza Hélio Diff, lojas de roupas e acessórios, farmácia, espaço zen e tatoo. Quem comparecer ao complexo vai se surpreender com as inúmeras opções disponíveis. Entre elas, a galeria de arte de Ralfe Braga, bares temáticos, Saloon, exibições do Globo da Morte, Bungee Jump, Luta livre e até cinema ao ar livre. Além da diversidade gastronômica e casamentos, que já estão com hora marcada para ocorrer dentro do Brasília Capital Moto Week. “Este ano comemoramos os 15 anos do Brasília Capital Moto Week e escolhemos enaltecer pessoas. Vamos falar dos motoclubes, de irmandade e parceria. É isso o que queremos mostrar para a cidade, para o Brasil e para o mundo”, diz Juliana Jacinto, uma das organizadoras do festival.

Toda a produção foi pensada de acordo com requisitos de responsabilidade socioambiental. Uma das ações é mitigar a emissão de carbono. Ao fim do evento, a partir do cálculo do volume de gás emitido, serão plantadas mudas de árvores para compensar o impacto. “Este ano, nossa estimativa é plantar mais de 10 mil árvores. Na última edição foram 2 mil mudas e o mais interessante é que os motoclubes que apoiaram a ação acompanham o desenvolvimento das árvores até hoje”, afirma Marco Antônio Portinho, um dos organizadores do Capital Moto Week.

Haverá coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos. O objetivo principal é reduzir os materiais descartáveis que geram lixo e impactam na natureza. Na praça de alimentação estará disponível o canudo compostável, feito de material biodegradável que se decompõem mais rapidamente no ambiente. Todo o estafe do evento usará squeeze, em vez de garrafa descartável, e haverá pontos de reabastecimento de água. Os resíduos orgânicos vão ser encaminhados para compostagem, enquanto os recicláveis passarão pela triagem da cooperativa de catadores Acorbraz, que fará a triagem dos resíduos sólidos. Com destino socialmente inclusivo e ambientalmente correto, a meta é desviar o máximo de resíduos possível do aterro público sanitário.

Em matéria de acessibilidade, estarão disponíveis intérpretes em libras para os shows principais, central de atendimento com monitor em libras, material em braile e arquitetura acessível.


Para as crianças, o festival oferece atrações especiais e hospedagem. Enquanto os pais se divertem, os pequenos poderão fazer atividades como oficina de massinha, pintura, hortinha, reciclagem, momento cientista, psicomotricidade e parkour. Os serviços para o público infantil contam com a assinatura de Pedro Paulino e seu Club Family. Há também opção de pernoite, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Para quem prefere acampar, os participantes que enfrentam grandes distâncias podem aproveitar o espaço Camping Ville, uma área fechada e coberta, de acesso controlado a chuveiros e banheiros.


A programação completa está disponível no site www.capitalmotoweek.com.br, onde também podem ser adquiridos ingressos, ou na loja conceito do Capital Moto Week, no piso superior do Shopping Iguatemi, em Brasília-DF.

Comentários