O jingle de campanha que virou um canto de esperança


Carlos Motta

O "Lula Lá" que tem pipocado nestes últimos dias em várias partes do país é um dos jingles mais marcantes da história política brasileira. A música, também conhecida por "Brilha Uma Estrela" e  "Sem Medo de Ser feliz", foi composta por Hilton Acioli para o segundo turno da campanha presidencial do petista Luiz Inácio Lula da Silva, em 1989. Como se sabe, Lula acabou sendo derrotado por Fernando Collor de Mello, que, hoje, apesar de seu mandato como senador, é bem menos lembrado que a canção.

Accioli iniciou sua carreira artística como integrante do Trio Marayá, que acompanhou Geraldo Vandré em festivais de música e em estúdio. Vandré também foi seu parceiro nas canções "Ventania", "O Plantador", "João e Maria" e "Guerrilheira", gravadas no álbum "Canto Geral". 


A tarefa de compor um jingle para a campanha de Lula foi passada a Accioli pelo publicitário Paulo Tarso Santos, que coordenava o marketing da campanha petista.  Accioli já havia criado jingles para Luiza Erundina e Celso Daniel, que saíram vitoriosos nas eleições municipais do ano anterior em São Paulo e Santo André.

A melodia do jingle foi reaproveitada em 2008 na campanha de Alessandro Molon à Prefeitura do Rio, e no segundo turno da eleição presidencial de 2010, foi regravado por Wagner Tiso como "Dilma lá".

"Lula lá" se transformou de um jingle de um candidato em um canto de esperança de dias melhores.

Passa o tempo e tanta gente a trabalhar
De repente essa clareza pra votar
Quem sempre foi sincero e confiar
Sem medo de ser feliz, quero ver chegar
Lula lá, brilha uma estrela.
Lula lá, cresce a esperança
Lula lá, o Brasil criança
Na alegria de se abraçar
Lula lá, com sinceridade
Lula lá com toda certeza
Pra você, meu primeiro voto
Pra fazer brilhar nossa estrela
Lulá lá é a gente junto
Lula lá valeu a espera
Lula lá, meu primeiro voto
Pra fazer brilhar nossa estrela

Comentários