Banda Zaíra faz shows gratuitos para lançar novo álbum


“Levanta, Sacode e Dança”, recém-lançado em todas as principais plataformas de streaming, é o nome do quarto álbum da banda Zaíra, formada há 13 anos e que se tornou numa das principais referências do forró contemporâneo.

O conjunto sai em turnê com shows gratuitos (financiados pelo Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, ProAC SP, via ICMS) em: São Paulo-SP (9/8, às 23 horas, no Estrella Gallicia Estação Rio Verde), Jaú-SP (10/8), Piracicaba-SP (17/8), Brotas-SP (18/8) e Campinas-SP (1/09).


Em seu novo disco, a banda Zaíra segue misturando o moderno e o tradicional. Tem zambumba, sanfona, triângulo, cavaco, violão tenor, banjo e contrabaixo e distorção, "percurteria" (bateria tocada de pé com percussão afro-brasileira) e faísca (cigar box guitar, guitarra feita em caixa de charuto, adaptada pela Zaíra para o cavaco).


A inventividade da música é ilustrada por letras que convidam o público a deixar as redes sociais um pouco de lado e viver a vida de verdade, com liberdade e respeito ao diferente. 

  
A partir de 2005, quando foi formada em Piracicaba, a banda Zaíra tocou em eventos de repercussão mundial, como a Rio + 20. Em 2012, realizou três turnês pela Europa (França, Noruega, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Portugal e Holanda) e desde 2009 foi convidada para todas as edições da Virada Cultural de São Paulo.

O primeiro álbum do grupo, “O Forró de Dona Zaíra” (2008), teve participação do consagrado Trio Virgulino. No disco “Tome Forró” (2012), ninguém menos que Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Paulo Freire contribuíram nas gravações. “Tome Forró” foi selecionado para o 24º Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio Tim).


“#AntenasERaízes” (terceiro álbum) foi produzido pelo multi-instrumentista Duani Martins e lançado em 2013, dois anos antes de a Zaíra fazer sucesso no programa Super Star, da Rede Globo, apresentando-se com trajes de astronautas.


Em 2017, eles lançaram o single “Barulho Bom”, com a banda Francisco, el hombre, junto com um divertido videoclipe. No início de 2018, o conjunto saiu em turnê com o rapper Rapadura.


O grupo é formado por Beibi (zabumba e vocal), Rafa Virgolino (sanfona), Diego (triângulo), Rafinha (cavaco, violão tenor, banjo), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão, bateria e viola). (Foto: Natália Arjones) 

Comentários