A Flip e outros festivais literários pelo mundo


A Festa Literária Internacional de Paraty é realizada desde 2003. A deste ano vai de 25 a 29 de julho, quinta a domingo. É uma experiência única, um evento cultural  permeado pela literatura. Todos os anos uma arquitetura especial é desenhada para a festa, às margens do rio Perequê-Açu. Os autores se reúnem em conversas que permeiam vários temas, como teatro, cinema, ciência e movimentos sociais. 

Em cada edição há uma homenagem a um autor brasileiro, que o festival acredita que uma forma de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. As homenagens neste ano vão para Hilda Hist. Além de autores consagrados, um dos objetivos do evento é trazer à tona autores da nova geração também é parte fundamental da programação da Flip.

E lembrando que no começo de agosto também vai acontecer a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

Palestina - PalFest

O Festival Palestino de Literatura (PalFest) foi criado em 2008 com o objetivo de mostrar e apoiar a vida cultural na Palestina, quebrando o cerco cultural imposto aos palestinos pela ocupação militar israelense e fortalecendo os laços culturais entre a Palestina e o resto do mundo. PalFest é um festival itinerante. 


De dia, os participantes internacionais encontram-se com artistas, autores e ativistas e participam de passeios que os colocam frente a frente com as realidades físicas da vida ocupada. De noite, eles sobem ao palco ao lado de seus colegas palestinos para uma série de leituras, performances, discussões e música. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Hong Kong - HKILF


O Festival Literário Internacional de Hong Kong (HKILF) foi fundado em 2001, é um evento anual realizado durante 10 dias no outono. Este ano será realizado do dia 2 ao dia 11 de novembro. Apresentando escritores estabelecidos e novos escritores de todo o mundo. O evento inclui em sua programação discussões, almoços e jantares literários, workshops, palestras , debates, sessões de autógrafos e leituras.


A missão do festival é estimular a troca de ideias, e assim posicionar Hong Kong como atração não apenas dos melhores autores, como pensadores, da Ásia e do mundo.

Noruega - Norwegian Literature Festival


Esse é um dos maiores festivais de literatura da região nórdica. No fim de maio, as ruas de Lillehammers são tomadas por escritores e literatura. O evento promove reuniões de autores, leituras, debates, palestras, prêmios, shows, exposições, seminários, questionários e outras festividades. 


Com um programa variado para leitores de todas as idades e gosto, desde crianças do jardim de infância, estudantes da escola e leitores adultos com preferências diferentes. É também um sucesso para a própria indústria, possibilitando o contato de autores, tradutores, críticos, editores e bibliotecários.

Londres - London Book and Screen Week


A data para a próxima edição do festival já está marcada, de 11 a 17 de março de 2019. O evento é uma grande celebração de livros da capital inglesa, assim como filmes, programas de TV e mundos virtuais que foram inspirados pela literatura. 


É um evento que dura sete dias, em toda a cidade, e marca a narração de histórias e a vida escrita, unindo leitores, escritores, fãs de filmes, filmes e TV da capital com uma série de eventos acontecendo em toda a Londres literária. Um momento em que livros inspiram a comemoração da imaginação, criatividade e cultura.

Índia - Apeejay Kolkata Literary Festival


É um dos maiores festivais literários da Índia e reflete a vibração de pensamento de Kolkata.  O envolvimento da cidade com o mundo literário em geral explora a literatura como parte da herança tangível e intangível.  A festa celebra não apenas a literatura, mas também a música, arte, cinema e muito mais com as melhores mentes criativas do país e do mundo.

México - Feira Internacional do Livro de Guadalajara


A Feira Internacional do Livro de Guadalajara é uma  das maiores reuniões editoriais da América Latina. Foi fundada há 32 anos pela Universidade de Guadalajara. Foi concebido como um festival cultural porém a espinha dorsal é a literatura, no qual envolve autores de todos os continentes e línguas diferentes. 


Durante os dias da Feira, além do público poder ouvir seus autores favoritos, pode desfrutar da cidade repleta de música, arte, cinema e teatro do país ou região.

Comentários