No dia 23 de abril de 1897, nasceu Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira e um dos responsáveis diretos para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. Em homenagem ao aniversário do maestro, nessa data se comemora o Dia Nacional do Choro.
Inspirada em Pixinguinha e no LP "Bem Dançante" (1961), do Regional do Canhoto - grupo que acompanhou, além de Pixinguinha, nomes como Cartola, Jacob do Bandolim, Orlando Silva e Luiz Gonzaga, a Casa Natura Musical (Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo) preparou um show especial, dia 22, às 18 horas, em comemoração àquele que é considerado o primeiro gênero de música urbana tipicamente brasileiro.
Nesta edição, o grupo formado por jovens músicos de São Paulo, encabeçado por Gian Correa (violonista que já trabalhou com Zeca Baleiro, Emicida e Tom Zé), recebe Mestrinho e Nicolas Krassik para homenagear nomes como Pixinguinha, Garoto, Jacob do Bandolim e Dino 7 Cordas.
No repertório estão clássicos como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), “Gente Humilde” (Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque), “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho) e “Bem Dançante” (Dino 7 Cordas), além de temas autorais e de outras composições com o melhor do samba e do choro.
Além de Gian Correa no violão de 7 cordas, o grupo é formado por Henrique Araújo (cavaquinho), Fábio Peron (bandolim), Enrique Menezes (flauta) e Rafael Toledo (pandeiro). O show tem direção musical de Gian Correa e curadoria do jornalista Lucas Nobile.
Comentários
Postar um comentário