O Carnaval antes da Globo


Carlos Motta

O Youtube pode ser um tesouro, muito além do que supõe a nossa rasa imaginação. Os vídeos que podem ser acessados na sequência do texto dão bem uma ideia do que era o Carnaval brasileiro de quatro, cinco, seis décadas atrás, uma festa popular completamente diferente da apresentada hoje.

É interessante notar que é mais fácil achar imagens e sons do passado brasileiro, pelo menos do Carnaval, produzidas por estrangeiros do que pelos nossos patrícios - os americanos, por exemplo, adoravam mostrar o Rio de Janeiro, suas praias, sua geografia, e suas mulheres.

Ah, os italianos também se encantaram com a "Cidade Maravilhosa". E fizeram um filme, dirigido pelo incansável Steno de tantas comédias - o maravilhoso Totó que o diga... -, cujo título, "Copacabana Palace", diz tudo sobre suas intenções. O filme, de 1962, aproveita o boom do nascimento da Bossa Nova para apresentar nada mais, nada menos, que Tom Jobim, João Gilberto e Luiz Bonfá tocando e cantando na praia! E cenas do Carnaval, é claro.

E para completar, há ainda um filme sobre o Carnaval da Bahia, especificamente o de Salvador, antes dos trios elétricos e axés, onde se vê carros alegóricos sendo puxados por cavalos.

Como diz a sabedoria popular, recordar é viver.





Comentários

  1. Especulações sobre o Dream Team do Mesoclise Vampirão para 2018.
    Vice Presidente:Carcunda de Notre Dame
    Ministerio da Saude: Jack o Estripador.
    Ministerio do Meio Ambiente: Lobisome.
    Ministerio da Educação: Alexandre Frota.
    Projeto de Governo: Em continuidade ao exitoso Ponte para o Futuro, vem ai o Ponte para Casa do Caralho.Preparem-se.

    ResponderExcluir

Postar um comentário