Poeta "liberta" seu livro de estreia


O poeta e jornalista Vanderley Sampaio iniciou a execução do projeto “Bolerus por aí”, que objetiva “libertar” ao menos 100 exemplares de seu recém-lançado livro de poesia pela cidade de São Paulo. “Bolerus" é o título da obra de estreia do escritor, editada pela Scortecci Editora.

A ideia de “libertar” exemplares surgiu antes mesmo do lançamento do livro, que ocorreu no dia 9 de dezembro, na Oficina MetaCultural, em São Paulo. Já no planejamento para a publicação, Sampaio e sua companheira e parceira no blog Absurtos, a também poeta Rose Almeida, decidiram reservar uma parte dos exemplares da obra para um projeto que colaborasse, de alguma forma, com a democratização do acesso à leitura na capital paulista.

Pesquisando as possibilidades de execução da ação, o poeta encontrou informações sobre diversos movimentos que abraçam a ideia do “livro livre” ou de “libertar” livros já lidos para que outras pessoas possam encontrá-lo. Um deles é o BookCrossing, concebido pelo programador norte-americano Ron Hombaker, em 2001, e que já se espalhou por diversos países, incluindo o Brasil.

Adaptando o conceito para a distribuição de exemplares de uma mesma obra, Sampaio e Rose Almeida conceberam o projeto “Bolerus por aí”. Segundo o autor, a dupla pretendia, inicialmente, disponibilizar gratuitamente 50 unidades do livro, libertando-os em parques, museus, meios de transporte público e espaços culturais da cidade. “No entanto, resolvemos compartilhar esse projeto com os nossos leitores e decidimos que a cada nova compra do livro, efetuada desde o dia em que iniciamos a ação, mais um livro será libertado, objetivando alcançar o total de 100 exemplares circulando por aí”, explica Sampaio.

O primeiro “Bolerus” libertado, segundo o autor, foi deixado em uma sala da mostra “Estrutura explodida – vidobra de Haroldo de Campos”, na Casa das Rosas, instituição cultural localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. “Identificamos o livro com uma etiqueta na capa e outra em sua primeira página, explicando que ele é livre e pode ser levado, lido e depois libertado novamente. Tiramos algumas fotos do exemplar no local e o deixamos sobre uma mesa para ser encontrado”, explica.

Todos os livros a serem libertados por Sampaio passarão pelo mesmo “ritual” do primeiro e terão ao menos uma foto tirada e publicada no blog Absurtos e em suas fanpages no Facebook e no Instagram (@absurtos), para que os leitores e seguidores possam acompanhar o desenvolvimento do projeto.

O livro “Bolerus” pode ser adquirido no blog Absurtos (www.absurtos.com.br), na loja da fanpage no Facebook (www.facebook.com/absurtos) ou nas livrarias on-line Asabeça, Cultura, Martins Fontes Paulista, Cia. dos Livros e no site da Amazon.

Vanderley Sampaio nasceu em Garça (SP), no ano de 1972. É servidor público desde 2005. Começou a escrever poesia ainda na adolescência. Formou-se em jornalismo pela Unesp, em Bauru (SP), atuando nessa área durante nove anos. Mudou-se para São Paulo (SP) e formou-se em Direito pela USP. Em 2016, em parceria com a poeta Rose Almeida, lançou o blog Absurtos e passou a publicar seus poemas nas redes sociais.

Website: http://www.absurtos.com.br

Comentários