No Rio, um festival de cinema só para o futebol


O Rio de Janeiro recebe a 8ª edição de Festival de Cinema de Futebol Cine Foot a partir desta quinta-feira (23). O festival é o primeiro do continente latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Sua programação vai contar com 42 filmes, com entrada franca em quatro salas de cinema no Rio: Espaço Itaú de Cinema, Cine Arte UFF, Centro Cultural Banco do Brasil e Centro Cultural da Justiça Federal. São 17 filmes brasileiros e 22 internacionais, de países como França, Grécia, Rússia, Islândia, Itália e Argentina, entre outros.

"Nós somos o único festival de cinema do Brasil voltado para a exibição de filmes sobre futebol, porém este circuito está cada vez maior no mundo e a gente está superarticulado com esse circuito, que hoje congrega 11 festivais de cinema que tratam somente de filmes de futebol", disse o diretor do Cine Foot, Antonio Leal. "Através desses contatos, desse intercâmbio cultural, nós conseguimos que vários filmes brasileiros marcassem presença nesses festivais e, ao mesmo tempo, trazer filmes internacionais para que a nossa programação seja bastante variada", completou. 

A abertura do Cine Foot, nesta quinta-feira, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema, será com o inédito filme islandês “Dentro do Vulcão, a ascensão do futebol islandês" (foto), dirigido por Saevar Gudmundsson e que conta a incrível história da geração dourada do futebol da Islândia. Trata-se de uma visão de perto e pessoal de uma equipe que fez o mundo virar o olhar em sua direção, quando se tornou o menor país do mundo a alcançar a fase final da EuroCopa.

Gudmundsson teve acesso total à equipe e revela a intimidade de um grupo de jovens que cresceu ouvindo que sua paixão, o futebol, nunca alcançaria dias de glória no seu país.

Ele destacou a importante participação da Rússia durante o festival, que terá duas sessões especiais do drama juvenil em torno do futebol de rua, a famosa pelada, abordada no filme “Campinho”, do diretor Eduard Bordukov.

"É um longa-metragem recém-lançado, e o mais interessante é que não é documental, é uma ficção russa sobre o futebol, o que dá ainda mais vontade de assistir", disse ele observando que a grande maioria dos filmes de futebol na programação do festivel são documentários. 

Ele destacou ainda será feita uma homenagem ao centenário de João Saldanha, jornalista, escritor e treinador de futebol brasileiro com destaque no time do Botafogo. Leal conta que o festival terá a presença de ex-jogadores, amigos e familiares de Saldanha durante a exibição de um filme sobre o escritor e treinador. 

O festival inclui ainda mostras competitivas internacionais, mostras especiais, debates e homenagens.

Comentários