Cantora Fortuna estreia musical infantil


Depois de uma pesquisa de quatro anos, a cantora Fortuna e o músico e compositor Hélio Ziskind, levam, no palco do Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo, a partir deste sábado, dia 11, o espetáculo Tchiribim Tchiribom, no qual apresentam melodias de vários locais do mundo para o público infantil. O show marca o lançamento do CD com o mesmo nome, pelo Selo Sesc.

No sábado, dia 25, o espetáculo terá descrição em língua de sinais (libras). No domingo, dia 26, terá audiodescrição com fones.


Fortuna começou a sua carreira artística na década 1980, quando compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski (1944–1989). Em 1991 ela deu um rumo definitivo ao seu trabalho, em uma viagem a Israel, quando ouviu obras do  do cancioneiro ladino, idioma dos sefaraditas, judeus que habitaram a Península Ibérica.

Ela então iniciou um trabalho de pesquisa e resgate das canções medievais que permaneciam praticamente esquecidas. Nos anos seguintes, ela gravaria, de forma independente, seus sete CDs: La Prima Vez, Cantigas, Mediterrâneo, Mazal, Cælestia, Encontros e Novo Mundo. Com distribuição internacional, receberam elogios da crítica e destaque em premiações de peso. Mediterrâneo venceu o 10º Prêmio Sharp de Música como melhor disco produzido em língua estrangeira e o selo americano Putumayo, especializado em coletâneas de "world music", incluiu cinco canções gravadas por Fortuna em seus últimos lançamentos.

Comentários