Movimento nas estradas indica economia em ponto morto

Um bom termômetro para se observar como anda a atividade econômica é o movimento de veículos nas estradas. E, pelo que mostra o Índice ABCR de atividade, a recuperação econômica, tão apregoada pelo governo golpista, ainda está distante: em agosto, o indicador registrou queda de 1,5% na comparação com julho, considerando dados livres de efeitos sazonais. 


O índice que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves caiu 1,8% e o de pesados 0,3%.

Ao comparar agosto/2017 sobre agosto/2016, o índice total aumentou 2,4%. O fluxo de veículos leves registrou crescimento de 1,5% e o fluxo de pesados 5,1%.

Nos últimos 12 meses, porém, o fluxo total acumulou queda de 0,9%. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de leves caiu 0,2% e o fluxo de pesados 2,8%.

No acumulado do ano (Jan-Ago/17 sobre Jan-Ago/16), o fluxo total de veículos nas rodovias concedidas acumulou crescimento pífio de 0,8%. O fluxo de veículos leves aumentou 1,3%, enquanto o fluxo de pesados se retraiu 0,5%.

Comentários

Postar um comentário